No âmbito da candidatura ao Aviso NORTE2030-2024-5 “Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE)”, a CIM Cávado tem, em execução, desde o início deste ano, o projeto RESET (Rede Estratégia para o Sucesso Educativo e Transformador) Cávado 2030 na rede escolar desta sub-região.
Com um montante de investimento total elegível de 834.814,12€, à taxa de cofinanciamento de 85%, este projeto conta com uma comparticipação comunitária pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE) no valor de 709.592,00€.
O projeto RESET Cávado 2030 resulta da reflexão e diagnóstico das necessidades identificadas nas comunidades educativas do território, através da promoção de ações específicas e complementares ao programa curricular incentivando e priorizando o reforço do sucesso educativo e a melhoria contínua da qualidade das aprendizagens.
Trata-se de um projeto que dinamiza a rede colaborativa dos intervenientes no processo, trabalhando, também, no sentido da redução das saídas precoces do sistema educativo, através do enriquecimento das diferentes aprendizagens e na melhoria das condições pessoais e sociais no meio ambiente envolvente.
O planeamento, a capacitação das comunidades educativas, a monitorização e a avaliação dos projetos municipais e intermunicipais são, também, medidas a ter em conta na implementação deste projeto que procura, ao mesmo tempo, estimular e envolver os alunos através de novas metodologias, instrumentos e ferramentas que facilitem a aprendizagem e reforcem a literacia em diferentes matérias.
O RESET Cávado 2030 destina-se a alunos do ensino básico e secundário do Cávado e procura desenvolver e consolidar aos mesmos os conhecimentos, aptidões e competências estruturantes para o processo de aprendizagem.
Desta feita, encontram-se a ser implementadas atividades que potenciam diferentes competências aos alunos, não só na aquisição de conhecimentos, mas também no reforço das suas capacidades sociais, pessoais, emocionais e comportamentais.
Dos programas em desenvolvimento destacam-se 4 com especial relevância e que abarcam diferentes áreas de aprendizagem:
» a disponibilização e utilização do recurso educativo digital, na área da matemática, dirigida às crianças e jovens do ensino básico, através do projeto Hypatiamat – criado a nível nacional – como resposta a uma preocupação prevalecente na comunidade educativa atual no que diz respeito ao desempenho escolar desta disciplina;
» a implementação do Programa de Competências de Robótica e STEAM, dirigida às crianças e jovens do ensino básico, em parceria com a Forminho, através da dinamização quinzenal de Oficinas e/ou Clubes de Programação e Robótica em contexto de sala de aula, com recurso a kits de robótica, bem como outras atividades que promovam o desenvolvimento de competências cognitivas e motoras, estimulando a
curiosidade e a aprendizagem colaborativa;
» a implementação do Programa de Literacia Financeira, dirigida às crianças e jovens do ensino básico, em parceria com a Fundação Cupertino Miranda, através do projeto “No Poupar é que está o Ganho”, e que permite desenvolver nas crianças conhecimentos e capacidades fundamentais para a consciência da importância da gestão do dinheiro, onde planear, ponderar e poupar são princípios básicos de literacia
financeira e que questões económicas e financeiras serão inevitáveis em escolhas futuras de vida adulta;
» a implementação do Programa de Competências Essenciais dirigida às crianças e jovens do 1.º ciclo do ensino básico, desenvolvido pela Associação PREVENIR, e que surge como uma estratégia de prevenção em meio escolar, promovendo as competências emocionais e sociais dos alunos para que sejam combatidas questões como a agressividade, segurança, falta de autocontrolo, insucesso e
desmotivação escolar, bullying, depressão infantil, entre outros.
A CIM Cávado pretende, assim, através destes projetos, a promoção contínua de medidas de promoção do sucesso escolar aos alunos do Cávado, sempre em articulação e complementaridade com todos os atores envolventes – municípios e escolas – levando até à rede escolar novas propostas e metodologias de aprendizagem.