Num momento em que o trabalho em rede assume um papel cada vez mais central para as bibliotecas públicas e em que uma abordagem regional dos equipamentos de bibliotecas municipais começa a demonstrar resultados e vantagens e a produzir impactos positivos nos territórios e junto das populações, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Câmara Municipal de Seia e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela organizam, no próximo dia 5 de Junho, em Seia, o 1º Encontro das Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas.
A DGLAB vindo a desenvolver uma estratégia de criação de redes intermunicipais de bibliotecas públicas municipais assente num contacto direto e de proximidade com os Municípios e os bibliotecários que pretende servir de base a um novo tipo de programa de requalificação de serviços, com uma visão inclusiva e diversificada adaptada ao panorama nacional das bibliotecas públicas.
É neste contexto que começam a nascer os Grupos de Trabalhos no seio das Comunidades Intermunicipais (aprovadas pela Lei 75/2013 de 12 de setembro), promovendo trabalho em rede descentralizado, de âmbito regional que, ganhando escala, tem fomentado o conhecimento mútuo e reforçado a identidade territorial. Em pleno Século XXI, este é o momento de mudança de paradigma, tendo sempre como pano de fundo, a defesa do serviço das bibliotecas públicas, fomentando a cooperação e o trabalho em rede entre bibliotecas, numa lógica de partilha de recursos e serviços.
O Encontro terá lugar na Casa Municipal da Cultura de Seia.
A participação no Encontro é gratuita, de inscrição obrigatória, estando condicionada à capacidade da sala. A inscrição apenas se torna efetiva após confirmação por parte da Direção de Serviços de Bibliotecas (DGLAB).
Data limite de inscrição: 29 de maio.
As inscrições são consideradas por ordem de chegada, sendo dada prioridade aos profissionais a exercer funções nas bibliotecas públicas portuguesas e a funcionários das comunidades intermunicipais e área metropolitanas.
Aguardamos pela vossa presença em Seia!