Nos dias 02 e 03 de dezembro, as Entidades Intermunicipais do Cávado e Ave e Associação Quadrilátero Urbano, em articulação com a METREX – rede europeia sem fins lucrativos de mais de 50 regiões e áreas metropolitanas – estiveram presentes na cidade de Milão, Itália, num evento dedicado à mobilidade sustentável nas áreas metropolitanas da Europa.
Sob o tema “Mobilidade Pública e Transporte nas Cidades Metropolitanas Europeias”, este evento organizado pela cidade metropolitana de Milão, contou com a presença da CIM do Cávado e Ave, representadas, respetivamente, pelos seus Secretários Executivos, Rafael Amorim e Marta Coutada, bem como pelos Municípios que integram o quadrilátero urbano: Braga, representado pela Vereadora Olga Pereira; Barcelos, representado pelo Vereador António Ribeiro; Famalicão, representado pela Vereadora Sofia Fernandes e Guimarães, representado pela Chefe de Divisão Anita Brito. A Associação Quadrilátero Urbano, na pessoa do seu responsável, Nuno Cunha, manteve também presença.
Este evento que acolheu, igualmente, representantes das cidades metropolitanas de Génova e Reino Unido, nomeadamente a West Mildlands de Birmingham, foi mais uma oportunidade para o intercâmbio de boas práticas no domínio dos transportes públicos locais, bem como para dar a conhecer de forma mais aprofundada novas tecnologias e soluções inovadoras implementadas no serviço de transportes públicos na europa.
Para as Entidades presentes do território do Cávado e do Ave, a mobilidade sustentável é um dos pilares fundamentais para a melhoria da qualidade de vida das populações e uma aposta para fortalecer a coesão dos diferentes territórios, sendo a troca de experiências de todas estas entidades europeias uma mais-valia para a evolução deste tema.
A mobilidade sustentável é já um compromisso assumido por estas Entidades que procuram encontrar, em articulação com os diferentes agentes económicos, uma abordagem ampla e diferenciadora na área da mobilidade inovadora, inteligente e sustentável. A implementação de ações que tenham em conta a inovação, coesão territorial e social, torna-se fundamental, não se podendo, no entanto, negligenciar a sustentabilidade de todo o território. Para isso o trabalho que desenvolvido necessita de respostas coordenadas entre todos os intervenientes, em articulação permanente com os diversos atores locais, públicos e privados.
Para os representantes das Entidades Intermunicipais do Cávado e do Ave, bem como para a Associação Quadrilátero Urbano estas iniciativas proporcionam oportunidades diferenciadoras de conhecimento no que diz respeito à área da mobilidade (e outras), sendo o diálogo entre as diferentes cidades metropolitanas europeias um momento de verdadeira interação no debate de desafios comuns, incentivando as parcerias urbano-rurais a inovar e a apostar na mudança, com foco na gestão dos transportes urbanos e em políticas de sustentabilidade e inovação tecnológica.
Este encontro representa uma importante oportunidade de networking e fomenta uma maior colaboração entre instituições europeias, comunidades de investigação, organizações governamentais e outras entidades internacionais.