Desta forma pretende-se melhorar a confiabilidade do serviço e reforçar a confiança dos passageiros, uma vez que o aumento da confiança na fiabilidade do sistema de transportes, potencia o uso dos mesmos em detrimento de outros meios.
No âmbito do aviso de concurso NORTE2030-2024-32, do Programa Norte 2030, a CIM Cávado submeteu uma candidatura para o desenvolvimento e implementação de um projeto que visa melhorar a experiência dos passageiros, bem como a comunicação e atividades de gestão, através da instalação de displays digitais interativos nas principais paragens da rede da Autoridade Intermunicipal de Transportes do Cávado (AITC).
A implementação desta rede de displays conectados entre si e, por sua vez, conectados a um centro de gestão de informação da AITC, permitirá o acesso facilitado dos passageiros às informações relativas ao serviço de transporte público, em tempo real, facilitando o acesso e celeridade das comunicações.
Este projeto que prevê um investimento total de 474.337,00 €, à taxa máxima de financiamento de 85%, será materializado na instalação de 79 displays digitais interativos e a sua interligação com a central de gestão do sistema.
Estes displays, também conhecidos como sinalética digital interativa, serão distribuídos uniformemente pelo território da operação, tornando-se numa resposta mais eficaz aquando da necessidade de ajustes, disponibilização e atualização de informação útil para os passageiros.
Para o funcionamento dos painéis, recorrer-se-á a fontes de energia renováveis que, nomeadamente a solar, reforçando-se o caminho de práticas sustentáveis. A partir destes displays, os passageiros da rede da AITC terão acesso à mais variada informação interativa e em tempo real, gerida e monitorizada através da central de gestão.
A aposta na inovação digital na área da mobilidade traz diversos benefícios aos passageiros, não apenas porque melhora a experiência no uso dos transportes públicos, mas também porque a tecnologia permite transformar o espaço e/ou serviço num ambiente moderno e dinâmico, como é o caso dos transportes públicos.
O projeto será implementado em duas fases, num prazo de execução total de 8 meses, e acompanhado por um respetivo plano de comunicação assente em diversas ações nas páginas web institucionais, redes sociais, bem como nos diferentes meios de comunicação regional e nacional.