A equipa da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), os/as representantes dos Municípios seus associados – Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde- bem como, as investigadoras da entidade cientifica ISCTE – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, participaram nos dias 20 a 23 de junho numa missão de benchmarking à Noruega, organizada pelo parceiro internacional KUN Centre for Equality and Diversity.
Esta missão teve como principal objetivo estabelecer ligações e sinergias, bem como a partilha de conhecimentos e boas práticas aplicadas neste domínio no país parceiro.
As reuniões de trabalho decorreram em Kristiansand na Noruega, onde foi apresentado o Programa de Certificação “Equal Working Life Certification” implementado no Município de Kristiansand e em diversas entidades públicas e privadas.
Foram abordados os desafios e soluções desenvolvidas para a promoção de ambientes de trabalho mais igualitários, assentes na compreensão da importância da conciliação, igualdade, diversidade e inclusão.
Este projeto insere-se no Programa de Conciliação e Igualdade de Género do EEAGrants e é promovido pela CIM Cávado, que pretende assumir um compromisso municipal e sub-regional com a promoção da Igualdade e Conciliação, por via do diagnóstico das políticas disponíveis na ação dos municípios e na adoção de medidas promotoras de ambientes laborais mais saudáveis, igualitários e conciliadores.
Esta candidatura é financiada a 100% pelo Mecanismo Financeiro EEA Grants, gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
Para mais informações sobre o projeto consulte a página: www.cimcavado.pt/cavado-igual/
O Programa EEAGrants
Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados – Membros da União Europeia.
Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEAGrants.
Os EEAGrants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.
Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.
Saiba mais em eeagrants.gov.pt
Braga, 29 junho 2022