Decorreu no passado dia 20 de novembro no Museu de Olaria em Barcelos, a segunda reunião do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal do Cávado(CEDI). Este órgão, de natureza consultiva, destina-se a apoiar o processo de decisão dos órgãos da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado).
Com contributos de várias dezenas de entidades públicas e privadas representativas das áreas da ação social, economia, educação, religião, agricultura, cultura e empresarial, o CEDI analisou e discutiu, entre outros, os seguintes assuntos: o relatório sócio económico da NUTS III Cávado em articulação com o relatório do Eixo Atlântico e o Masterplan de Desenvolvimento Empresarial e Empreendedorismo dirigido a micro e pequenas empresas.
Desta reunião resultaram diversos contributos que além de úteis para os trabalhos que os órgãos da CIM Cávado pretendem desenvolver ao longo deste mandato, serão incluídos no Masterplan de Desenvolvimento Empresarial e Empreendedorismo.
Os conselheiros destacaram a importância desta informação, não apenas para o tecido empresarial do território, bem como para a concretização de diversas políticas públicas. Reforçaram ainda que se deve manter a aposta em projetos coletivos para otimização de recursos, entre os quais o incentivo à criação de incubadoras dada a sua relevância na criação do próprio emprego.
Foi ainda referido que, em posteriores estudos dinamizados pela CIM Cávado sejam integradas outras dimensões de informação como infraestruturas disponíveis, tratamento de água, energia e qualidade de vida.
Mário Constantino Lopes, Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado e Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, salientou a importância de discutir o desenvolvimento do território, nomeadamente ao nível do investimento empresarial.
Braga, novembro 2023