A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) promoveu hoje, dia 15 de abril, o Webinar de apresentação do Projeto “Cávado + Igual”, em estreita cooperação com os Municípios seus associados e com a parceria da entidade cientifica ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, através da Unidade de Investigação, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) e do parceiro internacional KUN Centre for Equality and Diversity da Noruega.

Esta sessão online procurou apresentar os objetivos gerais do projeto, as atividades a desenvolver, bem como os resultados a atingir.  Na prática, serão elaborados, seis diagnósticos e programas Municipais para a Igualdade e Conciliação, um documento estratégico intermunicipal para a igualdade e conciliação e um guia de boas práticas municipais.

Esta é a primeira abordagem sistematizada e estratégica da CIM, e dos Municípios que a integram, direccionada para as questões da igualdade e da conciliação, e que é o resultado do consenso, vontade e compromisso para com a adoção de medidas laborais subscritoras dos principios da igualdade e da equidade entre homens e mulheres.

A abertura da sessão foi realizada pelo Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado, Ricardo Rio, e da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro que salientou “ a importância destes projetos para a uma sociedade mais igualitária e desenvolvida.”

Reconhecendo a importância da integração da dimensão da igualdade de género e das práticas de cidadania na administração pública local, Ricardo Rio, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Cávado, realça “o contributo destes projetos para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS 5 – Igualdade de Género.”

Esteve ainda presente, o parceiro internacional KUN Centre for Gender and Equality da Noruega representado por Tanya Skjønhaug e o parceiro cientifico representado por Teresa Patricio Diretora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE.

O encerramento da sessão contou com a intervenção da Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (UNG-MFEE), Susana Ramos e da Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), Sandra Ribeiro.

Este projeto promovido pela CIM Cávado, insere-se no Programa de Conciliação e Igualdade de Género do EEAGrants e que pretende assumir um compromisso municipal e sub-regional com a promoção da Igualdade e Conciliação, por via do diagnóstico das políticas disponíveis na ação dos municípios e na adoção de medidas promotoras de ambientes laborais mais saudáveis, igualitários e conciliadores.

Esta candidatura tem um custo elegível de 226.077,00 €, e é financiado a 100% pelo Mecanismo Financeiro EEA Grants, gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

Para mais informações sobre o projeto consulte a página: www.cimcavado.pt/cavado-igual/

 

 

O Programa EEAGrants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados – Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEAGrants.

Os EEAGrants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros.

Saiba mais em eeagrants.gov.pt

 

 

 

Partilhe esta notícia!