Nos dias 27 e 28 de novembro, a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado participou na reunião de acompanhamento do projeto CEL Rural, um projeto diferenciador que impulsiona a utilização de energias renováveis em ambientes rurais nas regiões transfronteiriças de Espanha e Portugal.
Esta reunião, acolhida pela Universidade de Sevilha, juntou os parceiros representantes dos territórios responsáveis ​​pelo desenvolvimento e implementação de uma Comunidade Energética Local nos ambientes rurais.
Ao longo dos dois dias de evento, o grupo de trabalho que contou com a participação ativa da CIM Cávado, partilhou experiências e progressos, trocou ideias e reforçou a importância dos esforços colaborativos com o objetivo de adotar modelos inovadores de autoconsumo partilhado de energia no território transfronteiriço de Espanha-Portugal.
Na região do Cávado, o projeto piloto encontra-se em implementação no Município de Vila Verde e irá permitir a instalação de um sistema fotovoltaico no antigo edifício da Adega Cultural desta Vila com o intuito de gerar, consumir e partilhar energia renovável com outros edifícios.
O projeto CEL Rural, com término previsto para junho de 2026, possui um orçamento total de 1.533.000 euros, financiado a 75% pelo Programa Europeu de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) e é um projeto liderado pela Fundação Instituto Tecnológico da Galiza (ITG).
Este projeto integra parceiros de ambos os países com o objetivo de promover a implementação de energias renováveis ​a nível nacional, bem como reforçar o desenvolvimento de um sistema energético sustentável e local nas regiões transfronteiriças do espaço POCTEP, através da adoção de modelos inovadores de autoconsumo partilhado de energia. Para atingir este objetivo, serão desenvolvidas ações piloto, demonstradores à escala e tecnologia para este tipo de sistemas disruptivos para zonas rurais cujas vantagens são múltiplas em termos de sustentabilidade, coesão social e benefícios económicos.
Braga, 5 dezembro 2024

Partilhe esta notícia!