Decorreram no passado mês de junho, as apresentações das peças de teatro resultantes das oficinas de teatro dinamizadas no âmbito do Projeto “Cultura para Todos no Cávado”.
As criações destas oficinas teatrais foram desenvolvidas pelo Tin.Bra e estiveram associadas à dramatização das Lendas de Braga e Barcelos integradas no livro “Seis Lendas com Legendas”, da autoria de Pedro Seromenho, que retrata a história de uma menina Ninfa que veio ao sabor da corrente do rio Cávado, num enredo de pura fantasia.
Estes espetáculos envolveram como atores principais as crianças e jovens do Instituto Monsenhor Airosa, APAC – Associação de Pais e Amigos de Crianças e Centro Social Abel Varzim com o objetivo de estas descobrirem o gosto e o interesse pelas diversas ramificações do fascinante mundo das artes.
O projeto “Cultura para Todos no Cávado” é um projeto de intervenção social com recurso a práticas artísticas, enquanto abordagem inovadora para grupos e/ou pessoas com particulares dificuldades de inclusão social e que muitas vezes “resistem” à participação em projetos e/ou iniciativas de desenvolvimento de competências, envolvimento na comunidade onde se inserem e na procura de soluções/caminhos para as suas necessidades.
Reconhece-se que as práticas artísticas e culturais podem potenciar a inclusão social, a criatividade e as competências de vida das pessoas com particulares dificuldades para o desenvolvimento humano e do sentido de pertença e identidade social, na comunidade e território onde se inserem.
Este projeto foi alvo de uma candidatura aprovada ao abrigo do Aviso NORTE-30-2019-34 e do Programa Operacional Regional Norte 2020, com o Investimento Total de 216.470,59€ e cofinanciado a 85% pelo FSE.
Braga, 13 julho 2022