O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, reuniu no passado dia 8 de julho, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) em Braga, com os presidentes dos municípios que compõem esta entidade intermunicipal para reforçar o programa Eu Sou Digital.
O Eu Sou Digital, explicou, é “um programa de iniciativa governamental”, executado pelo MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, “implementado de forma a capacitar com as competências digitais básicas aquela camada da população que não consegue tirar partido dos serviços e produtos digitais e por isso está digitalmente infoexcluída”, referiu Mário Campolargo.
Reforça que a capacitação digital “é, um dos fatores essenciais da transição digital”, e que o principal objetivo destes encontros é conseguir estabelecer sinergias de forma a atingir o máximo da população infoexcluída e trazê-los para as competências básicas digitais.
O grupo alvo do programa são os que têm mais de 45 anos e que estão na vida ativa, mas também aqueles que saem da vida ativa. A capacitação da população decorre por intermédio de mentores voluntários que se formam através de uma curta formação ‘online’, que se inscrevem por telefone ou acedendo ao ‘site’ https://www.eusoudigital.pt.
O Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado e Presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, reforça a aposta na transição digital para “a criação de iniciativas mais próximas dos cidadãos, destacando a iniciativa Sioslife que promove o contacto da população sénior com as novas tecnologias”.
Manuel Moreira, Presidente do Município de Amares, dá nota do projeto “ Clic@r na melhor idade” que promove nas juntas de freguesia atividades de literacia digital junto da população sénior, mas que os equipamentos existentes não permitem uma massificação das atividades.
A Vice-Presidente da CIM Cávado, Júlia Fernandes, acrescenta que “foram já trabalhadas dinâmicas com jovens das escolas do território no apoio à população sénior, nomeadamente na criação das “Tardes Digitais” dinamizadas pela Casa do Conhecimento de Vila Verde”.
Mário Campolargo referiu que para chegar aos 16% da população que não usa normalmente a Internet, é necessário estabelecer um esforço de mobilização de norte a sul do país.
Nesta reunião, participaram os Presidentes dos seis Municípios que fazem parte desta comunidade intermunicipal, designadamente os Presidentes da Câmara Municipal de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Vila Verde e Terras de Bouro.
Braga, 11 julho 2022