Foi ainda aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do Dr. João Lobo, que exerceu os cargos de deputado intermunicipal, entre 2008 e 2017, e presidente da Assembleia Intermunicipal entre 2010 e 2014.
Realizou-se no passado dia de 10 de março no Auditório São Tomas de Aquino, em Braga, a primeira sessão do mandato 2021-2025 da Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), que teve como principais pontos da agenda de trabalhos a tomada de posse dos novos membros, a eleição da mesa da Assembleia, a aprovação do Plano e Orçamento para 2022, entre outros assuntos.
A sessão da Assembleia Intermunicipal iniciou-se com a tomada de posse dos deputados intermunicipais, eleitos nas assembleias municipais de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde. De seguida, foi votada e aprovada, a mesa da Assembleia Intermunicipal, que, para este mandato, continuará a ser presidida por Joaquim Manuel Araújo Barbosa, tendo agora como Vice-Presidente, Alexandrino Manuel Oliveira Ribeiro e como Secretária, Elisa Amélia Rodrigues Brandão.
Relativamente ao Secretariado Executivo Intermunicipal, recordamos que o Dr. Rafael Amorim foi nomeado, por unanimidade, pelos seis presidentes dos municípios que compõem a CIM Cávado no Conselho Intermunicipal em 12.11.2021. Tendo agora sido apresentado à sufrágio na Assembleia Intermunicipal, onde foi eleito por maioria.
Com a análise do Plano e Orçamento para 2022, foi referido que, caso a situação na Europa assim o permita, poderá ser um bom ano para executar novos projetos com financiamento europeu. Quer no âmbito do Portugal 2020, como, por exemplo, a implementação à escala NUTS III, do sistema de informação cadastral simplificada, do plano estratégico de deteção e controlo da Vespa Velutina ou para a contenção da proliferação de espécies exóticas invasoras. Quer para desencadear novos projetos sob a chancela do Plano de Recuperação e Resiliência, como o CoWorking na NUTS III Cávado, ou no Horizon, como o “Excellence Hub GreenPEH-up”, dedicado à (bio)economia circular.
Após aprovação daquele documento, a Assembleia Intermunicipal, por unanimidade, aderiu as tomadas de posição da Câmara Municipal de Barcelos e do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado, que determinam como essencial que o Município de Barcelos seja considerado como Centro Urbano Regional para efeitos de contratualização no âmbito do período de programação 2021/2027.
Braga, 14 março 2022