Educação e Qualificação
O PIICIE do Cávado é um instrumento de aprofundamento operacional da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial (EIDT) e Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) Cávado 2020, no domínio educativo, desenvolvido em cooperação estreita com todos os Municípios e respetivos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas do Cávado.
Este Plano enquadra-se na contratualização do PDCT com o POR Norte 2020 e concretamente na Prioridade de Investimento 10.1: “Redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil, primária e secundária, incluindo percursos de aprendizagem formais e informais, para a reintegração no ensino e formação”.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado assumiu, em 2016, a aposta político-institucional de antecipação do processo de elaboração do seu Plano o que permitiu que este tenha sido o 1º Plano da Região a ser submetido e aprovado na 1ª Fase do Aviso NORTE-66-2016-28, com uma dotação global de 3,57 milhões de euros (FSE).
O processo de elaboração deste documento assentou num processo de diagnóstico adaptado às necessidades identificadas nas e pelas comunidades educativas locais, com a conjugação de informação quantitativa e qualitativa (levantamento e análise das necessidades e medidas a priorizar para o insucesso escolar). Teve como finalidade definir uma estratégia educativa sub-regional com medidas e projetos de combate ao insucesso escolar que sirvam de complemento e de reforço à política educativa pública.
O PIICIE do Cávado assume-se como uma estratégia educativa sub-regional desenvolvida em cooperação estreita com as comunidades educativas, desde a fase de diagnóstico, à construção do plano de ação.
Em curso desde o ano letivo 2017/18, integra medidas e projetos de combate ao insucesso escolar que servem de complemento e de reforço à política educativa pública, e que coloca a promoção do sucesso escolar, a qualificação e a escolarização no centro da estratégia de desenvolvimento do território.
Manual de Boas Práticas Amares
Manual de Boas Práticas Barcelos
Manual de Boas Práticas Esposende
A Bolsa de Projetos Municipais é composta por 16 operações, conforme se expõe no quadro abaixo, que integram um conjunto de medidas priorizadas pelas respetivas comunidades educativas e com uma combinação de medidas preventivas e de intervenção em prol da promoção do sucesso educativo dirigidas aos diferentes níveis de ensino de educação. Centram-se no desenvolvimento complementar de ações ao nível de:
– constituição de equipas multidisciplinares para uma intervenção sistémica nos fatores de risco sociais e pessoais (apoio psicossocial, psicoeducativo, desenvolvimento de competências linguísticas, acompanhamento às situações de indisciplina e capacitação parental através de equipas multidisciplinares);
– apoio e acompanhamento no processo de aprendizagem (dinâmicas pedagógicas centradas na aprendizagem orientada em contexto prático para o desenvolvimento/consolidação de competências e melhoria ao nível das disciplinas nucleares);
– de competências no domínio das TIC (utilização de recursos educativos digitais em contexto para a melhoria dos níveis de aprendizagem); e,
– atividades de enriquecimento curricular ao nível da literacia no domínio da leitura, escrita, matemática, cientifica e das expressões artísticas, enquanto estratégicas de intervenção nos sinais de desmotivação para o trabalho escolar e comportamentos disruptivos.
DESIGNAÇÃO DO PROJETO | ENTIDADE BENEFICIÁRIA | INVESTIMENTO TOTAL ELEGIVEL | APOIO FUNDO SOCIAL EUROPEU |
Escola para Tod@s: Sucesso na Aprendizagem | Município de Amares | 200.099,96 € | 170.084,97 € |
ParAmares a Leitura | 24.645,00 € | 20.948,25 € | |
Intervenção Psicossocial e Psicoeducativa | Município de Barcelos | 443.826,01 € | 377.252,11 € |
Barcelos a Ler | 136.918,62 € | 116.381,00 € | |
A Diferença está no Desporto | 257.940,82 € | 219.249,70 € | |
Equipa Técnica de Articulação Educativa (ETAE) | Município de Braga | 678.289,31 € | 576.545,91 € |
Saber Crescer | 362.200,40 € | 307.870,34 € | |
Núcleo de Intervenção com o Aluno e Família (NIAF) | Município de Esposende | 374.900,27 € | 318.665,23 € |
Clubes de Ativação e Motivação de Competências | 281.371,52 € | 239.165,79 € | |
Educar pela Arte | 208.707,49 € | 177.401,37 € | |
Equipa de Apoio ao Aluno e à Família (EAAF) | Município de Terras de Bouro | 92.202,00 € | 78.301,70 € |
Ter + Sucesso na Leitura e Escrita | 115.578,00 € | 98.241,30 € | |
Clubes de Ativação e Motivação de Competências | 163.270,60 € | 138.780,01 € | |
Equipa de Promoção de Sucesso Educativo (EPSE) | Município de Vila Verde | 142.585,21 € | 121.197,43 € |
Vil’Arte Educativa | 133.464,32 € | 113.444,67 € | |
Aprender a Ser com Competências Transversais | 179.901,05 € | 152.915,89 € |
A Bolsa de Projetos Intermunicipal é composta por 3 operações focadas no reforço do sentimento e identidade intermunicipal para com o PIICIE e a CIM Cávado, e do impacto de reprodutibilidade financeira e técnico institucional, do conjunto de ações/medidas dos projetos integrados no Plano.
Integra para isso medidas mais transversais de: capacitação institucional e espaços de articulação interinstitucional para dotar os agentes envolvidos de competências; comunicação de resultados e contacto com boas-práticas desenvolvidas na promoção do sucesso escolar; desenvolvimento de atitudes e competências transversais para o empreendedorismo; e, de promoção das competências digitais por via da utilização de plataformas e recursos educativos digitais.
Designação do projeto | Literacia no Cávado
Código do projeto | NORTE-08-5266-FSE-000200
Objetivo principal| Desenvolver uma abordagem multidisciplinar que combine recursos e medidas de promoção dos diferentes níveis de literacia (digital, matemática, comunicacional, leitura, escrita e em saúde) dos alunos do ensino pré-escolar e básico
Região de intervenção | NUT III Cávado
Entidade beneficiária | Comunidade Intermunicipal do Cávado
Data de aprovação | 10-02-2022
Data de início | 03-01-2022
Data de conclusão | 30-06-2023
Custo total elegível | 1.073.007,72€
Apoio financeiro da União Europeia | 912.056,56€
O projeto visa desenvolver uma abordagem multidisciplinar que combine esforços, recursos e medidas de promoção dos diferentes níveis de literacia dos alunos do ensino pré-escolar e básico, combate ao insucesso escolar e que contribua para os domínios de ação prioritários inscritos no Plano 21|23 Escola +, como estratégia complementar à ação educativa das escolas para a mitigação dos efeitos da pandemia.
Tem como principais atividades:
Disponibilização de equipamentos e recursos educativos digitais para a utilização em contexto educativo (sala de aula) e familiar, como estratégia de mitigação das desigualdades no acesso ao digital; Disponibilização de recursos técnicos especializados (terapia da fala, psicologia e informática), para garantir o apoio e acompanhamento psicossocial e psicoeducativo combinando a intervenção individual e universal (desenvolvimento de programas de promoção de competências de literacia digital, matemática, comunicacional, leitura e escrita, socioemocionais, pessoais e comportamentais); e, Promoção do trabalho em rede entre os agentes educativos e os municípios e a CIM do Cávado, fortalecendo a rede de trabalho colaborativa centrada nas questões do sucesso educativo, da 1.ª fase do PIICIE do Cávado.
Designação do projeto | Mais Cidadania: Plataforma de Colaboração e Partilha na NUT III Cávado
Código do projeto | NORTE-08-5266-FSE-000091
Objetivo principal | Criar um ambiente de aprendizagem inovador, adaptável ao aluno, dinâmico e interativo que estimule e reforce o processo de ensino-aprendizagem.
Região de intervenção | NUT III Cávado
Entidade beneficiária | Comunidade Intermunicipal do Cávado
Data de aprovação | 09-11-2017
Data de início | 01-09-2017
Data de conclusão | 30-08-2020
Custo total elegível | 149.988,19€
Apoio financeiro da União Europeia | 127.489,96€
O projeto destina-se a alunos do 1.º Ciclo e visa desenvolver competências, atitudes e valores que ajudem as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade e construir um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e partilha.
Trata-se uma plataforma digital que tem como principais atividades: ações de capacitação para professores; atividades multimédia, interativas e dinâmicas,
desenvolvidas para o 1º Ciclo do Ensino Básico; e disponibilização na plataforma de conteúdos para trabalhar os diferentes temas de cidadania e de currículo local. Assume como principal resultado proporcionar um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia e facilitador da aprendizagem, do trabalho colaborativo e da partilha de ideias; promover o contacto dos alunos com ferramentas pedagógicas inovadoras; e, desenvolver a literacia digital nos alunos, bem como valores da cidadania através da exploração de diferentes temáticas abordadas de forma lúdica (educação ambiental e desenvolvimento sustentável, educação para a saúde e currículo local).
Notícias
Evento final do Concurso Intermunicipal “As Olimpíadas do Património e da Cidadania”
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PLATAFORMA DIGITAL MAIS CIDADANIA NA NUT III CÁVADO
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A Plataforma + Cidadania visa proporcionar um ambiente facilitador de aprendizagem rico em tecnologia, trabalho colaborativo e partilha de ideias, destinado a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico da NUT III Cávado. [...]
Designação do projeto | Capacitação e Inovação na Rede Educativa do Cávado
Código do projeto | NORTE-08-5266-FSE-000065
Objetivo principal| Fomentar espaços de capacitação institucional e comunitária de partilha de conhecimentos, avaliação participado e integrado com as comunidades educativas do Cávado sobre as estratégias inovadoras e recursos dos projetos e PIICIE do Cávado em prol do sucesso escolar.
Região de intervenção | NUT III Cávado
Entidade beneficiária | Comunidade Intermunicipal do Cávado
Data de aprovação | 09-11-2017
Data de início | 01-09-2017
Data de conclusão | 31-08-2020
Custo total elegível | 114.248,49€
Apoio financeiro da União Europeia | 97.111,22€
Trata-se de uma operação de suporte à execução, monitorização e avaliação do PIICIE e respetivos projetos, centrada na animação e capacitação institucional da rede educativa do Cávado por via do envolvimento das comunidades educativas num processo participado e integrado de partilha de conhecimentos e avaliação do impacto gerado pelos projetos e PIICIE.
Tem como principais atividades: i) dinamização e gestão do Modelo de Governação do PIICIE; ii) desenvolvimento de competências e instrumentos comuns de execução, monitorização e avaliação dos projetos; e, iii) transferência de conhecimento intermunicípios e exploração de novas abordagens promotoras de sucesso educativo e reforço da relação escola-comunidade. Assume como principal resultado dotar o Cávado de uma rede colaborativa e os profissionais que intervêm e/ou interagem com o contexto escolar de competências técnicas sobre questões relacionadas com a promoção do sucesso escolar (metodologias,
instrumentos e ferramentas).
Designação do projeto | Educação Empreendedora
Código do projeto | NORTE-08-5266-FSE-000110
Objetivo principal | Implementação de programa de sensibilização para o empreendedorismo nas escolas com vista à dinamização de iniciativas de deteção, de estímulo e de apoio ao empreendedorismo na comunidade escolar do Cávado.
Região de intervenção | NUT III Cávado
Entidade beneficiária | Comunidade Intermunicipal do Cávado
Data de aprovação | 09-11-2017
Data de início | 03-09-2018
Data de conclusão | 30-08-2019
Custo total elegível | 49.384,50€
Apoio financeiro da União Europeia | 41.976,83€
O projeto assenta na aplicação de um programa de educação e sensibilização para o empreendedorismo em articulação com as escolas do Cávado, orientado para os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário. Pretende-se aplicar um programa de educação e sensibilização para o empreendedorismo em articulação com as comunidades educativas do Cávado, a partir do desenvolvimento de: ações de formação dos professores sobre a pedagogia empreendedora; sessões e atividades lúdico-pedagógicas com os alunos, a serem desenvolvidas ao longo do ano lectivo e implementadas pelos professores e consultores/formadores; concursos municipais e final intermunicipal intra/inter escolar.
Assume como principal resultado fomentar a apropriação social do espírito e cultura empreendedora, contribuindo para a criação de ambientes de aprendizagem motivadores, gratificantes e que, em contextos formais e não formais, provoquem mais e melhores aprendizagens em todos os alunos.
A Comunidade Intermunicipal do Cávado e os Municípios da NUT III Cávado reconhecem como estratégico o progressivo investimento na promoção de iniciativas que contribuam para melhoria da diversidade da oferta educativa e a diminuição da padronização do ensino, como é o caso do Projeto “No Poupar é que está o Ganho”, concebido pela Fundação Cupertino de Miranda em colaboração com o Ministério da Educação e o Banco de Portugal.
Trata-se de um projeto de educação financeira que visa prosseguir as linhas orientadoras do “Plano Nacional de Formação Financeira” e do “Referencial de Educação Financeira”, assente na capacitação específica dos alunos para o uso adequado do dinheiro, enquanto futuros consumidores, investidores e gestores de dinheiro.
É orientado para os alunos do 1º ciclo do ensino básico e tem como objetivo principal informar e capacitar os alunos sobre conceitos sólidos de educação financeira, e quanto ao adequado uso do dinheiro, nomeadamente sobre a necessidade de controlarem os seus recursos e de respeitarem um determinado orçamento.
Decorrente do contexto pandémico vivido, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda teve a capacidade de adaptar o projeto, para o ambiente digital – o NPEG 4.0, contribuindo para assegurar a concretização “no terreno” da Estratégia de Educação Nacional para a Cidadania e de dar continuidade à sua política de proximidade e acompanhamento permanente dos agentes do território.
O reconhecimento dos Municípios, Escolas, Professores e Alunos participantes, quanto à sua qualidade, pertinência e adequação aos programas curriculares e o elevado interesse pedagógico-formativo, fundamenta a contínua aposta que a CIM do Cávado e Municípios do Cávado têm feito na contínua implementação deste projeto junto da comunidade educativa.
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O Projeto “Ensinar e Aprender Português” trata-se de um recurso educativo digital para o ensino da leitura e escrita, destinado professores e alunos do 1º ciclo do ensino básico e adequado para aulas presenciais, a distância e mistas, permitindo atender aos ritmos de aprendizagem de cada aluno e fornecendo feedback do seu progresso.
Tem como objetivo central disponibilizar um recurso educativo digital de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ciclo, que permita a sinalização atempada de alunos «em risco» e o apoio atempado aos alunos que apresentem dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.
Note-se ainda que o projeto tem na coordenação científica a Prof. Doutora Fernanda Leopoldina Viana do CIEC e a Prof. Doutora Iolanda Ribeiro do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da Escola de Psicologia – Universidade do Minho.
NOTICIAS
A Comunidade Intermunicipal do Cávado participa, desde o ano letivo de 2015/2016, no processo de planeamento e concertação da rede de oferta formativa e coopera com a ANQEP e DGESTE na estabilização das ofertas formativas, em linha com as orientações metodológicas e critérios de ordenamento definidos pela ANQEP.
O Estudo de Antecipação de Necessidades de Qualificação resulta da concertação e planeamento da oferta de cursos profissionais, em linha com a metodologia definida pela ANQEP para o Módulo de Aprofundamento Regional do Sistema de Antecipações de Necessidades de Qualificações (SANQ), e com a finalidade de dotar a NUT III Cávado de um instrumento de planeamento promotor da empregabilidade de jovens e adultos, com base na convergência dos atores regionais dos sistemas de educação, formação e emprego.
Trata-se de um instrumento de gestão concluído em 2016 e que permitiu à NUT III Cávado integrar, durante 2 anos, o Sistema Nacional de Antecipação de Necessidades de Qualificação (SANQ), fornecendo às Escolas com ensino profissional informação critica para a definição e concertação da rede de oferta de cursos para os anos letivos subsequentes.