A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) organizou ontem, dia 28 de janeiro, uma sessão informativa “online” para os membros que constituem a sua Assembleia, a pedido destes, sobre o Plano Estratégico para a Região Norte no período 2021-2027.
Esta iniciativa insere-se na agenda de trabalhos da CIM Cávado relativa ao processo de preparação da Estratégia “Cávado 2030”, em articulação com o documento estratégico do Norte aprovado pelo Conselho Regional do Norte no passado mês de Dezembro.
Esta sessão foi conduzida pelo Presidente da Assembleia Intermunicipal do Cávado, Joaquim Barbosa, e mobilizou quase todos os deputados desta Assembleia, que mostraram interesse em conhecer as linhas estratégicas de actuação da região para os próximos anos.
Para este encontro foi convidado o assessor da Presidência da Comissão de Cordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e responsável pela coordenação da Estratégia Norte 2030, Rui Monteiro, que numa breve apresentação sintetizou o documento estratégico aprovado pelo Conselho Regional do Norte, e que visa o “desenvolvimento do Norte e a sua afirmação internacional, pela melhoria do bem estar material e imaterial da população”. Na sua intervenção, identificou como objetivos estratégicos a intensificação tecnológica da base produtiva regional, a valorização económica de ativos e recursos intensivos em território, a melhoria do posicionamento competitivo à escala global, a consolidação e sustentabilidade do sistema urbano policêntrico, e a promoção da empregabilidade de públicos e territórios-alvo. Aos objetivos estratégicos adicionam-se três objetivos transversais, sendo o acréscimo de qualificações de todos os segmentos da população, a equidade vertical e horizontal no acesso a bens e serviços públicos de qualidade e a eficácia e eficiência do modelo de governação regional.
Na sua intervenção, o Presidente da Assembleia Intermunicipal do Cávado salientou a importância destas sessões para “habilitar os deputados desta Assembleia com as principais orientações relativas a esta estratégia aprovada no Conselho Regional do Norte, nomeadamente, quanto às prioridades que irão conduzir os próximos investimentos no território do Cávado no próximo quadro comunitário.
Também o Secretário Executivo da CIM CÁVADO, Rafael Amorim, informou que com esta sessão se pretende incluir e recolher contributos de actores regionais e locais para a elaboração do Documento Estratégico do Cávado 2030, que ainda está na sua fase inicial.
À margem desta sessão, o Presidente da CIM CÁVADO, Ricardo Rio, reforçou que “a CIM está neste momento na elaboração da estratégia territorial “Cávado 2030”, procurando um reforço no envolvimento político-social, numa tentativa de trazer para discussão um maior número de contributos”. Neste sentido refere que os trabalhos preparatórios incluem a “criação de quatro plataformas que se baseiam na inovação, competitividade e digitalização, nas mudanças climáticas, transição energética e economia circular, organização territorial e serviços públicos para maior qualidade de vida, e por último a cultura, sistema urbano e associativismo”.
Braga, 29 de Janeiro de 2021