Decorreu ontem, dia 3 de janeiro, uma reunião de trabalho entre o Conselho Intermunicipal (CI) da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) – Autoridade de Gestão (AG) do Programa Operacional (PO) Regional do NORTE 2020.
Na reunião, que decorreu na Câmara Municipal de Amares, estiveram presentes os presidentes da Câmara Municipal de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, o Presidente da CCDR-N, António Cunha, os Vice-presidentes, Beraldino Pinto e Célia Ramos, bem como os vogais executivos, Humberto Cerqueira e Júlio Pereira.
Da ordem de trabalhos para esta reunião constaram a programação e aprovação do Norte 2030 – Programa Regional 2021/2027, o atual estado de execução do Norte 2020 – Programa Regional 2014/2020, além de outros dossiês relevantes sobre diversas temáticas como ordenamento do território e ambiente.
Um dos principais pontos da reunião foi a programação e aprovação do Programa Regional NORTE 2030 que será um importante instrumento de suporte à execução das estratégias de desenvolvimento regional e irá mobilizar diversos recursos financeiros para o território do Cávado.
Durante a sua intervenção, o Presidente da CCDR-N, António Cunha apresentou os três eixos de intervenção previstos no quadro do Norte 2030 e destacou aquelas que poderão ser as áreas de aposta da região do Cávado, em termos de grandes projetos e captação de investimento, devendo, na sua perspetiva, apostar no acolhimento de indústria de nova geração, mobilidade (rodoviária), racionalização e eficiência energética e reforço/consolidação da área de investigação e desenvolvimento.
Nesta reunião os presidentes que constituem o Conselho Intermunicipal manifestaram as suas preocupações ao nível da operacionalização do novo ciclo de programação 2021-2027, salientando a necessidade de assegurar instrumentos de política ajustados às especificidades do território. Recordamos que em 2021, a Comunidade Intermunicipal do Cávado aprovou a sua estratégia global “Cávado 2030” e que agora, em articulação com os seus municípios prepara o Plano de Ação que irá auxiliar a sua concretização nos termos previstos pelo NORTE 2030.
Destaque ainda para a apresentação das conclusões relativas à execução do NORTE 2020 e de diversas medidas Operacionais e de Aceleração/Otimização de Execução que aquele Programa Operacional Regional pretende implementar para atingir o grau máximo de execução no final de 2023.
Braga, 4 janeiro 2023