No seguimento do trabalho já desenvolvido de apoio, atendimento e acompanhamento a pessoas vítimas ou em exposição à situação de violência doméstica na sub-região, a CIM Cávado desenvolveu um projeto de constituição de uma Rede Intermunicipal de Proteção e Apoio à Vítima (RIPAV) nesta sub-região.
Esta nova Rede das estruturas de apoio à vítima já existentes, que abrangem os concelhos de Amares, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, pretende exercer a sua intervenção maximizando a existência dos recursos humanos especializados na sub-região e fortalecer no terreno o apoio a estas vítimas, seguindo sempre as orientações e diretrizes definidas internacional, nacional, regional e localmente.
Assim, este projeto, para além de tornar-se numa unidade de intervenção intermunicipal, potencia também uma cobertura equitativa destas respostas no território.
Desta feita, o projeto pretende, simultaneamente, robustecer o GAVAC dos Municípios de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde e fortalecer o Espaço Bem-me-Querem do Município de Esposende, com serviços e recursos especializados de apoio, atendimento e acompanhamento para violência doméstica e género, incluindo diferentes formas de apoio, nomeadamente a psicológica, social e jurídica.
Pretende-se com esta Rede uma maior estruturação dos serviços – gratuitos e confidenciais -, bem como o fortalecimento de uma rede colaborativa que envolve diferentes setores e que tem como eixo central a promoção de uma cultura de igualdade e a maior proteção às vítimas de Violência Doméstica, em particular a crianças e jovens.
Este projeto ganha ainda maior potencialidade pelo desenvolvimento de novas parcerias e acordos de cooperação interinstitucional, através da criação de mecanismos que rentabilizem os recursos existentes, mas que respondam, sempre que necessário, às necessidades da população.
Com um montante de investimento total elegível de 151 648,81€, à taxa de cofinanciamento de 85%, este projeto é apoiado por fundos europeus do PESSOAS 2030 no valor de 128.901,49€.
Durante o ano de 2025, a CIM Cavado irá coordenar e monitorizar o funcionamento desta rede e desenvolver um programa de prevenção, sensibilização, informação e capacitação.
Para mais informação sobre esta Rede de Apoio, nomeadamente locais e horários, a população pode aceder ao site da CIM Cávado: www.cimcavado.pt , clicar em “projetos” e escolher o item “´cávado inclusivo – coesão social”.