No dia de ontem, 27 de janeiro de 2025, o Conselho Intermunicipal da CIM Cávado reuniu com o Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.

Este encontro, que teve como objetivo o reforço de bases de cooperação no âmbito da inovação e competitividade, foi mais uma oportunidade de aproximação e diálogo entre a CIM e a CML, para o encontro de soluções onde o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo dos territórios é estrutura basilar e a inovação é tida como um motor de transformação das cidades em diferentes áreas, nomeadamente a económica, social, ambiental, cultural, sustentável e de mobilidade.

No seguimento desta reunião, a CIM Cávado e a CML procederam à assinatura de um Memorando de Entendimento de forma a estabelecer parcerias futuras que incrementem a troca de conhecimento, a cooperação e a promoção da internacionalização de start-ups, assim como o aumento da inteligência dos territórios e desenvolvimento de ações para as cidades do futuro.

Este momento foi celebrado com a assinatura do Memorando pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas e o Presidente da CIM Cávado, Ricardo Rio.

Ricardo Rio afirmou que: “ A CIM Cávado vê com muito otimismo esta oportunidade de poder estreitar laços com uma cidade como Lisboa que tem feito da inovação, apoio ao empreendedorismo e à geração de novas empresas um dos vetores fundamentais do seu desenvolvimento, o que na verdade está muito alinhado com a estratégia da própria CIM e que os seus municípios têm promovido ao longo dos anos. Um desses exemplos é o projeto I2C – Investimento e Inovação no Cávado que terá como principais ações o reforço da capacitação empresarial de pequenas e médias empresas (PME) na região, contribuindo para o desenvolvimento e dinamização territorial de forma coesa e integrada.”

Por sua vez, Carlos Moedas referiu que: “Lisboa foi a Capital Europeia de Inovação ao longo de todo o ano 2024. Foi um ano fantástico. Foi uma distinção muito importante da Comissão Europeia, alicerçada no projeto da Fábrica de Unicórnios, que já trouxe para Lisboa 14 unicórnios, 70 grandes empresas tecnológicas e com elas mais de 15 mil oportunidades de emprego. A inovação e a partilha de experiências e conhecimento entre cidades é algo absolutamente fundamental e por isso a importância deste protocolo. Porque a inovação não permite apenas darmos mais oportunidades aos jovens, mas sobretudo darmos melhores oportunidades, com melhores salários e melhores projetos para toda a sociedade.

Com a assinatura deste Memorando pretende-se estabelecer uma relação estratégica de mútuo benefício entre ambas as partes, contribuindo para o desenvolvimento de fatores de competitividade territorial nos aspetos específicos versados em todo o território da CIM Cávado e do Município de Lisboa.

Partilhe esta notícia!