A maior feira de turismo do país terminou, mas com ela ficaram números e ações que atestam a qualidade da mesma, bem como a sua consistência, diversidade e empenho da oferta turística da região do Minho.
Em cinco dias de presença, e com uma organização e logística intensas, a aposta do stand “Amar o Minho” passou, não apenas pela aposta acentuada na divulgação do novo guia e mapas turísticos da região de forma mais tradicional e física, mas também pela aposta na inovação e tecnologias.
Deu-se assim a conhecer os territórios em formato digital disponíveis na plataforma móvel “Walkbox – Amar o Minho”, oferecendo-se mapas interativos, audioguias automáticos e uma experiência de navegação 100% offline, facilitando que residentes e turistas conhecem melhor o Minho, bem como pela apresentação de vídeos promocionais e presenças de referência que, com o seu conhecimento, acrescentaram valor aos territórios.
Esta aposta em aliar a forma mais tradicional de apresentação da região à componente mais tecnológica traduz a importância que os 24 municípios das Comunidades Intermunicipais (CIM) do Ave, do Cávado e do Alto Minho, dão à consolidação da marca “Amar o Minho”.
Esta edição BTL 2025 traduziu-se num enorme sucesso: milhares de visitantes, mais de 82.000, centenas de contactos, atividades, negócios e ativações em nome do turismo.
O stand “Amar o Minho” concretizou, nos 5 dias da feira, cerca de 30 ações relativas aos Municípios do Minho, entre elas, atividades em auditório, showcookings e workshops potenciando a oportunidade de negócio, rede de contactos e a comunicação intensiva da oferta diversificada da região.
De evidenciar, a adesão do público ao stand, por onde passaram milhares de pessoas, atestando-se assim a organização e atratividade do mesmo que despertou o interesse operadores nacionais e internacionais.
Para Rafael Amorim, Secretário Executivo da CIM Cávado: “O balanço da BTL 2025 é mais uma vez muito positivo e temos, de facto, muito orgulho em mantermos presença neste evento que junta todos os Municípios da região Minho. Esta é, de facto, uma grande oportunidade que reforça a união entre os diversos atores regionais e sub-regionais na promoção turística dos nossos territórios. Os números também nos mostram que temos vindo a crescer enquanto destino turístico e isso dá-nos força e vontade de fazer cada vez melhor. O objetivo é continuar a expandir, internacionalizar, transformar e inovar!”
Durante os cinco dias da BTL 2025, o stand do “Amar o Minho” esteve integrado no espaço da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal com a presença dos seus municípios e promoveu os principais produtos estratégicos da região, como o património, a cultura, os eventos e as tradições, o turismo natureza e turismo ativo e a enogastronomia, através da conjugação harmoniosa entre vinhos e alimentos.
A consolidação da marca “Amar o Minho”, alinhada com os objetivos da futura EEC PROVERE Minho IN 2030, reforça o compromisso das CIM envolvidas em continuar a desenvolver estratégias que valorizem e promovam o potencial turístico do Minho – nacional e internacionalmente – enquanto destino de referência.
A presença da região Minho nesta feira consolidou a notoriedade do destino e o seu enorme potencial, bem como reforçou a união interinstitucional, o trabalho em equipa, a dinâmica e o empenho, resultando no cumprimento dos objetivos traçados que se espera que se traduza em mais investimento, melhor oferta e um turismo cada vez mais qualificado.

Partilhe esta notícia!