A CIM Cávado, na pessoa do seu Secretário-Executivo, Rafael Amorim, participou na 9ª conferência das Autoridades Metropolitanas Europeias (EMA), que decorreu na região Metropolitana de Amesterdão, cidade de Zaandstad, nos dias 20 e 21 de novembro de 2024.
O tema central deste fórum internacional foi as “Perspetivas metropolitanas sobre o bem-estar” e diversos autarcas, presidentes, vice-presidentes e representantes das principais metrópoles europeias, juntamente com membros do Parlamento Europeu, da Comissão e do Comité das Regiões, estiveram reunidos para debater e defender a perspetiva metropolitana a nível europeu.
A EMA reúne, atualmente, 58 metrópoles de 21 países europeus e da Turquia, representando cento e vinte e dois milhões de habitantes, onde o principal objetivo é definir e abordar prioridades metropolitanas, identificar desafios e dificuldades e encontrar soluções de equilíbrio para um desenvolvimento económico, de bem-estar social, sustentável e ecológico, a partir de uma abordagem metropolitana.
Pretende-se com este trabalho conjunto encontrar soluções para um maior bem-estar na União Europeia (EU), áreas metropolitanas, cidades e regiões e criar uma Europa mais sustentável, próspera e competitiva, tal como expresso na Agenda Estratégica do novo Conselho Europeu e nas Orientações Políticas para a próxima Comissão Europeia 2024-2029, bem como no relatório Draghi sobre a competitividade da UE.
As novas realidades geopolíticas, os novos desafios económicos e demográficos e os mais recentes fenómenos meteorológicos extremos em diferentes partes da Europa, devem aumentar a preocupação de todos os agentes políticos. A preparação de uma estratégia cada vez mais concertada para que se evitem sociedades vulneráveis, com tensão social a aumentar e que colocam em causa a justiça social, a prosperidade económica e a sustentabilidade ambiental, torna-se fundamental para o futuro dos territórios.
A presença da CIM Cávado neste fórum anual da Rede Europeia de Autoridades Metropolitanas (EMA) teve como propósito, para além da representação desta Comunidade Intermunicipal Portuguesa na Europa, um maior envolvimento nas políticas e programas europeus, bem como desenvolver a cooperação com as diferentes áreas metropolitanas europeias.
Após diálogo e discussão destes diferentes temas nesta plataforma de diálogo político entre as áreas metropolitanas e as cidades, as instituições europeias e os governos nacionais, as propostas de medidas e soluções debatidas serão apresentadas às instituições europeias sob a forma de um manifesto político metropolitano assinado por todos os responsáveis que estiveram no desenvolvimento deste documento.
Este manifesto pretende reforçar a importância da colaboração entre as áreas metropolitanas, apelando aos governos nacionais e às instituições da União Europeia que apoiem e desenvolvam o bem-estar metropolitano, destacando os seguintes domínios: a coordenação estratégica com as instituições da EU, a habitação acessível e sustentável, a aceleração da transição energética, potenciar a Indústria limpa e ambiente de vida mais saudável, aumentar a produtividade através da inovação e justiça social,  intensificar e dar prioridade à economia circular, reforçar a mobilidade sustentável, desenvolver ações para proteção da biodiversidade e segurança alimentar, potenciar a digitalização como fator-chave para a competitividade e inclusão, bem como, devido às ameaças climáticas frequentes,  dar prioridade ao tema da água nas políticas da EU.
 A CIM Cávado esteve também envolvida no desenvolvimento do documento, assinando o mesmo e expressando o seu apoio em iniciativas futuras. A rede de representantes da EMA reúne-se todos os anos numa cidade ou região metropolitana europeia diferente.

Partilhe esta notícia!