O projeto Acontece in Loco – Campo do Gerês é uma iniciativa de intervenção que visa promover a resiliência e a dinâmica das comunidades rurais de aldeias de montanha. Cada comunidade tem a sua própria história, as suas organizações locais e está inserida num território específico. Neste projeto o território de intervenção é a freguesia de Campo do Gerês. O projeto aposta no envolvimento das pessoas que vivem e trabalham nesta aldeia na realização de um diagnóstico participativo e ações de capacitação desenhadas à medida deste território local.
Esta iniciativa está integrada na ação do Consórcio Minho Inovação, envolvendo a CIM do Cávado e o Município de Terras de Bouro, e é dinamizada por investigadores da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a partir da experiência da implementação do projeto Acontece in Loco – Montanha do Alto Minho, na aldeia de Sistelo. Neste projeto a equipa do IPVC conta com a colaboração dos seguintes atores regionais e locais: Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM); Município de Terras de Bouro; Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF); Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês (ADERE-PG); Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA); Junta de Freguesia de Campo do Gerês; Associação de Compartes de Campo do Gerês; Associação Cultural Rural Vivo; Associação AFURNA.
Pretende-se ampliar o conhecimento sobre as necessidades mais sentidas pela comunidade e sobre as mudanças consideradas prioritárias, e avançar, tendo em conta as perspetivas dos vários atores, orientações e propostas com vista a melhorar a qualidade de vida, contrariar o despovoamento e promover um desenvolvimento local mais sustentável.